terça-feira, dezembro 13, 2011

Previsões 2012


Muito se tem falado sobre o ano de 2012. Especulações, intuições, sensacionalismos, previsões? A questão do fim do mundo foi cogitada pela interpretação que algumas pessoas fizeram sobre o calendário maia, que teria datado um encerramento de ciclo na entrada do Solstício de Inverno no Hemisfério Norte (Verão no Hemisfério Sul), dia 21/12/2012. Não sou uma estudiosa do calendário maia; portanto não me sinto autorizada a aprofundar este assunto. No meu entender este fim de ciclo anunciado pelo calendário maia está relacionado a uma mudança evolutiva, a um novo ciclo espiritual no planeta Terra.
Astrologicamente falando temos um movimento celeste significativo neste sentido: a entrada de Netuno em Peixes no dia 03 de fevereiro. O signo de Peixes é regido pelo planeta Netuno; portanto este planeta estará potencializado a partir desta data e assim ficará por longos anos. Netuno é o planeta ligado à espiritualidade, ao subjetivo, ao sutil, à transcendência, à imaginação, ao misticismo, aos pressentimentos, à inspiração, à música,à poesia, à compaixão, à empatia, ao êxtase. Ao entrar em Peixes, em sua melhor polaridade, é como se sugerisse a fusão total, à volta a Fonte. Neste sentido entendo que haverá uma mudança de ciclo, ao fazer com que os homens reflitam sobre o que é a espiritualidade, que busquem integrar o Ser Espiritual em suas vidas, que validem as energias sutis, que estabeleçam conexões telepáticas, que integrem conscientemente o corpo e a mente ao espírito. Entretanto, quem não estiver consciente de que somos, além da matéria, almas em desenvolvimento, ficando exclusivamente vinculado à dimensão terrena, poderá sentir este trânsito planetário de forma distorcida, o que ampliará o escapismo e as ilusões. Isto se dará através de formas de transcendência do real por drogas, bebidas, remédios, aparecimento de falsos gurus, de enganos e fraudes.
Outros movimentos astrológicos também acontecem em 2012: Júpiter, que vem passando em Touro (fazendo com que vejamos quais são os nossos reais valores) entra em Gêmeos no dia 12 de junho. Este é um bom movimento aliado a Netuno em Peixes, pois pode incentivar a expansão do conhecimento, a necessidade de entender o que acontece ao nosso redor de maneira racional, estimulando a fé raciocinada e o bom senso. Podemos nos questionar sobre o que realmente faz sentido, usando nossa crítica de maneira construtiva.

Outro movimento interessante é a entrada direta de Urano em Áries (o que aconteceu neste último 10 de dezembro). Urano é um planeta ligado às mudanças, rompimentos, revoluções, rebeliões, transformações e avanços. Em Áries, ele ganha contorno impetuoso, ativo, como se fosse um canhão à solta. A mudança se dá de qualquer maneira. Há uma aceleração do que precisa ser mudado, não dá mais para perder tempo (neste sentido podemos entender mais uma vez a mudança de fase). É claro que este movimento auxilia, como já estamos vendo, às mudanças radicais e urgentes, como vem acontecendo nas ditaduras do Oriente. Além da ação de Plutão, que continua em Capricórnio, transformando o antigo, auxiliando na reformulação do que já não dá mais certo, quebrando estruturas podres, como estamos vendo acontecer na Europa e nas grandes nações.

No sentido pessoal, estes planetas podem auxiliar a quebrar a que está antigo em nós. Quais são os padrões emocionais que eu preciso reformular? O que não dá mais para aceitar que permaneça na minha vida? Este ano pode auxiliar a urgência de mudanças.

Outro fato interessante na dinâmica celeste de 2012 é a permanência de Marte em Virgem durante todo o primeiro semestre. Este posicionamento pede ações com método, cuidado e precisão. Examinar as questões com crítica, para depois perseverar, tomar atitudes de maneira habilidosa. Ajuda a dar foco às ações uranianas.

E por fim Saturno permanecerá em Libra até outubro. O que estamos vendo com relação a este posicionamento é uma reavaliação dos relacionamentos e das parcerias. Tivemos a notícia de que este foi um ano em que os divórcios aumentaram; ao mesmo tempo as uniões estáveis também. Assim, o que vemos é uma necessidade de que os relacionamentos sejam estabelecidos na verdade, só perdurando o que realmente fizer sentido. Também tivemos a luta pela legalização e regulamentação das relações homoafetivas. Com a entrada de Saturno em Escorpião, as pessoas podem reprimir suas emoções por medo de perder o controle. Também podemos ter a necessidade de quebra de tabus.
No mapa de ingresso do Sol em Áries, a Lua estará em Peixes em conjunção a Netuno. Sol, Mercúrio e Urano estarão juntos em Áries. Esta é uma combinação que sugere agitação, mudança, ou seja, um ano acelerado. Acontecimentos inesperados e difíceis podem acontecer. Ao mesmo tempo, a compaixão, a sensação de pertencer ao coletivo e ajudar em suas necessidades se ampliarão, assim como a busca pela espiritualidade. As mudanças podem ativar o sentimento de solidariedade e de que a evolução precisa ser também coletiva. A tensão de Marte em Virgem com a Lua em Peixes pode fazer com que as pessoas se questionem sobre qual deveria ser a melhor maneira de agir, podendo ficar um pouco confusas com relação à direção a seguir. A questão aqui é não perder o foco no sentido de usar mais o racional, sem se deixar impressionar demasiadamente pelos acontecimentos.

Pela estrela cabalística de sete pontas, 2012 é o ano da Lua. A Lua rege as águas, as emoções, os instintos, o passado. Coletivamente, este pode ser um ano de muitas mudanças, ano em que as águas e seus movimentos terão importância. A Lua está ligada ao feminino, às mães, à nutrição, à alimentação, à fertilidade. Este é um ano em que estes assuntos terão destaque, em que a agricultura poderá ser mais fértil, em que as mulheres estarão em evidência, assim como os assuntos ligados à infância. Será necessário elaborar bem as emoções para não ficar refém delas, assim como rever questões do passado.

Pelo tarô, 2012 é o ano regido pela carta do Papa (ou Sumo Sacerdote). Esta carta fala de busca e definição de significados. Simboliza a honestidade, a ética, a fé, a busca de conexão com o Divino, a necessidade de estabilidade. Como forma de reflexão, esta carta pode sugerir as seguintes questões: “Quais valores são importantes na minha vida?” ;“ Qual é a imagem que tenho de Deus e como as minhas convicções influenciam a minha vida?”.

Sempre enfatizo que estas são previsões globais e que no caso individual somente analisando o seu mapa astral completo é possível saber como estas movimentações o afetarão de maneira mais direta.

Desejo que estas informações possam auxiliar o seu ano, que você se conecte na sua essência divina, siga seu caminho com consciência e nutrido de muito amor por você e pelo próximo. Muita luz e feliz 2012!

Nenhum comentário: