quinta-feira, fevereiro 17, 2011

Como descobri Mario Quintana



Foi num lindo sábado de muito sol. Estava com meu filho num passeio no Parque da Água Branca (SP) e na parte de cima deste parque existe um projeto muito interessante chamado PraLer (eles transformaram antigos viveiros de pássaros que estavam desativados em pequenas bibliotecas temáticas). Fomos à parte infantojuvenil, mas meu filho, no auge de seus 2 anos de idade, quer mais é xeretar e descobrir o mundo. E assim fomos entrando de quiosque em quiosque até que uma capa de livro chamou a atenção dele e ele começou a folheá-lo. Enquanto ele se entretinha, eu fui olhando os títulos dos livros que ali estavam exposto e me deparei com uma livrinho pequeno que tem uma foto de um brinquedo de parque de deiversões escrito “ Mario Quintana- Para Viver Poesia – sel. Márcio Vassalo”.
Abri e como um oráculo, aquele livro era recheado de frases extremamente sábias e profundas, que geravam reflexões instantâneas. Logo comecei a abrir suas páginas aleatoriamente e a cada frase ou pequeno poema que lia mais me divertia, mais pensava, mais sorria.
Muitos irão ler este depoimento e pensar: “nossa, só agora ela descobriu este gênio da literatura brasileira!”. Outros pensarão “ eu também nunca li nada dele, apesar de já ter ouvido falar na época da escola...”. A minha sensação foi justamente a segunda. Eu obviamente já ouvira falar de Mario Quintana e provavelmente o lera no período escolar, mas sinceramente que maturidade eu tinha para entender o que ele escreve? Como refletir sobre esta frase “Sonhar é acordar-se para dentro.” quanto se tem 13, 14 anos? É claro que há cognição para entender, mas não para sentir o que está escrito. E para mim poesia é isto: é sentir, é se colocar no lugar do escritor, é vivneciar suas angústias, alegrias, tristezas, exaltações. Sinceramente eu não tinha esta maturidade toda (embora achasse que sim...)
E a vida é mesmo uma caixinha de surpresas, não é? Quando iria imaginar que num passeio cotidiano pelo parque, justo naquele dia iria me apaixonar.... Mas como dizem, tudo tem seu tempo e chegou o meu de apreciar a obra deste querido mestre.
Apenas para dar um gostinho de quero mais seguem algumas frases tiradas deste livro que citei acima (e que já faz parte da minha biblioteca):

“São os passos que fazem o caminho.”
“O melhor para amores mal correspondidos é uma feijoada completa.”
“Nunca dês um nome a um rio:/Sempre é outro rio a passar./Nada jamais continua, tudo vai recomeçar!”
“O mistério faz parte da beleza.”
“Uma alma sem mistério nem seria alma...Da mesma forma que um Deus compreensível não seria Deus.”
“ Os espíritos verdadeiramente religiosos são os que andam e desandam pelas encruzilhadas da Dúvida. Os que atingem a certeza, param,satisfeitos.”

Nenhum comentário: