sexta-feira, outubro 26, 2007

Signo de Escorpião


Quando chega o dia 23 de outubro, anuncia-se no Hemisfério Norte o auge do Outono. As folhas começam a cair e inicia-se o período de hibernação. Simbolicamente o estado mais intenso de amadurecimento foi atingido e agora é hora de se iniciar o processo de transformação. As folhas ficarão no chão, apodrecerão e virarão adubo para a mesma árvore da qual caíram.
Assim é o signo de Escorpião, intenso, passando sempre por grandes processos de transformação para que, finalmente, atinja sua regeneração. Escorpinianos vieram neste mundo com um grande desafio: transformarem-se para regenerarem-se, nem que para isso tenham que descer às profundezas do subterrâneo, daquilo que está escondido e que não se tem domínio. E para fazer este processo é preciso coragem. E esta qualidade os escorpinianos têm.
Um dos mitos associados ao signo Escorpião é sobre o reino de Hades. O mundo foi dividido entre Zeus, que ficou com o Céu e a Terra, Possêidon, que ficou os Oceanos e Hades, que ficou com o Subterrâneo. Numa primeira análise, pode se achar que Hades saiu em desvantagem, afinal ficou com o reino da escuridão, do invisível, reino onde os mortos vagueiam; mas é nas profundezas da Terra que temos grandes riquezas - metais, pedras preciosas, petróleo. E no nível psíquico, podemos dizer que é somente mergulhando na nossa escuridão, na nossa sombra, que encontramos a nossa verdadeira essência. Os escorpinianos precisam fazer esta jornada interna para que entendam a grandeza do seu signo e não fiquem apenas vivendo nas energias mais baixas dele.
Este é um signo complexo e que tem três símbolos: a escorpião, a serpente e a águia/fênix. Os escorpinianos se encaixarão em uma destas categorias, dependendo de sua fase evolutiva. No tipo escorpião, a pessoa ainda não desenvolveu a polaridade positiva do signo, fixando-se mais nas características negativas e que, infelizmente, são as mais conhecidas: vingança, instinto puro, controle, obsessão, proteção excessiva, ciúme, violência. No tipo serpente, o escorpiniano é aquele que está em constante transformação, como se estivesse trocando de pele. Ele vive entre as sensações do escorpião e da águia. E no tipo águia temos os escorpinianos de mais alto nível de desenvolvimento, voltados para os planos mais altos da espiritualidade, ajudando os outros a entender, assim como eles já entenderam, que a manifestação da nossa divina essência está oculta e precisa ser revelada. Estes escorpinianos têm magnetismo no olhar, visão de raio-X, força sutil, capacidade de renascer a cada experiência. A meta de todo escorpiniano deveria ser chegar neste patamar.
No geral, na via positiva, os escorpinianos se interessam pelo oculto, pelos mistérios, pelo não-dito, pela natureza psico-emocional. E este interesse os leva a buscar incessantemente o autoconhecimento, a decifrar os enigmas humanos.
O poder também está associado a este signo. Este poder está ligado ao mundo material (encontramos muitos executivos escorpinianos em cargos diretivos- não perdem o controle, são discretos, observadores, auto-confiantes, determinados, diretos, sagazes) ou ao mundo espiritual.
É considerado o signo mais forte do Zodíaco por ser o único que enfrenta com coragem a morte, pois sabe que um dia todos morrerão e que é mais fácil ter esta consciência, para se preparar no momento do partir. Na verdade, a morte é apenas um momento de passagem para um outro plano evolutivo. Carlos Drummond de Andrande, um escorpiniano, assim escreveu: “Desde que o mundo é mundo ninguém se convenceu de que é obrigatório morrer.” Escorpinianos sabem que na vida tudo nasce, cresce, se desenvolve, morre e volta a renascer.
Escorpinianos são intensos, levam tudo em sua vida com muita profundidade, principalmente as emoções (é um signo do elemento água). Eles não suportam superficialidade e desprezam pessoas fracas, que não tem coragem de mergulhar na vida. Muitas vezes essa profundidade pode virar uma obsessão, teimosia, um desejo intenso de autocontrole e de controlar a tudo e a todos.
No amor são passionais. Para eles é tudo ou nada, querem se fundir (daí a ligação com o sexo), se entregar (embora no fundo sempre reservem um espaço impenetrável, que é sua margem de segurança contra vulnerabilidade). Quando amam podem ir até às últimas conseqüências, mas quando não gostam e principalmente, quando são traídos, “matam” a pessoa dentro deles, como se ela nunca tivesse existido.
Eles incentivam as pessoas, querem ativar nelas sua auto-estima e poder pessoal, são generosos com quem conquista sua confiança – pois a princípio desconfiam – e são fiéis.
Devem tomar cuidado com o excesso de controle, que gera ciúme, agressividade, sentimentos de vingança e também com o mau uso do poder, manipulando as pessoas a seu favor, já que têm uma percepção aguçada e uma excelente memória, detectando os pontos fracos dos outros.
Intensidade é a palavra que mais define o signo de Escorpião e quando esta intensidade é canalizada para atividades benéficas, para o amor, para a fé, para a doação, este pode ser efetivamente um signo muito poderoso!

Período: de 23 de outubro a 21 de novembro

Regente: Plutão e Marte
Polaridade: Yin


Elemento: Água


Símbolo: Escorpião
Metal: ferro


Pedra: opala, hematita


Cor: vinho, púrpura, preto
Frase: Eu desejo


Palavra: Transformação


Anatomia: órgãos genitais, anus, reto, bexiga, intestino grosso.


Atividades: psicanálise, química, médico (legista/cirurgião),executivos, astrólogos,militares estrategistas,detetives, investigadores.


Filmes: suspense, Seven, Arquivo X, Psicose, Lua de Fel, Batman, Advogado do Diabo, Entrevista com Vampiros, Instinto Selvagem.


Escorpinianos famosos: Cecília Meirelles, Pablo Picasso,Charles de Gaulle,Auguste Rodin, Leonardo de Caprio, Reynaldo Gianechinni,Claude Monet, Príncipe Charles, Lula,Milton Nascimento, Pelé, Grace Kelly, Catherine Deneuve, Marie Curie.





Nenhum comentário: