terça-feira, setembro 14, 2010

Ao meu querido avô





Estas duas mensagens a seguir são uma homenagem ao meu querido avô Dionino, que no último dia 28 de agosto partiu para o mundo espiritual, um mês antes de completar 96 anos. Sempre foi um homem trabalhador, voltado ao trabalho social, ajudando o próximo com seu centro espírita por mais de 50 anos ( Grupo da Prece Irmão Ângelo - que continua em atividade); construiu e dirigiu o Lar de Jesus, uma creche para meninos, construiu um albergue para os necessitados que chegavam à cidade sem auxilio de ninguém, dirigiu por 20 anos a Santa Casa da cidade de Capivari, foi fundador e diretor do Jornal da Cidade, fez campanhas de arrecadação de alimentos, roupas, ou seja, trabalhou em prol à sua comunidade com muita dedicação e amor. Espírita dedicado, pregou a máxima " Amar ao próximo como a si mesmo" em todos os momentos de sua vida. A este grande homem, cujo livro da vida está com várias páginas preenchidas de muita história, fica a minha homenagem de neta e cidadã e minha eterna saudade.




"A morte não existe; é apenas uma passagem. Assim como mudamos de cidade, de bairro, de país, também nos mudamos de dimensão. A transição nem sempre é fácil, pois requer desprendimento. Na Terra, quando nos mudamos, também temos que deixar pertences para trás porque muitas vezes eles não cabem na nova moradia. Assim também é com o corpo físico: é preciso um período de adaptação para deixa-lo para trás. Mas quando vemos que estamos melhor instalados, passada a agitação inicial, nos sentimos livres e felizes. Assim é a transição do corpo carnal para a espiritualidade. É com imensa alegria que quando conscientes do processo, nos sentimos libertos do corpo carnal, muitas vezes fatigado e doente. Quanto mais consciência temos do processo do desencarne, mais rápido e fácil é a readaptação. Por isso não temam por si e nem pelos seus entes queridos. Busquem o entendimento e compreenderão pois a alma evoluída almeja a libertação. O amor perpetua e não tem barreiras. É necessário entregar, pois a entrega é sinal de amor.
Confiem no amanhã, façam do hoje um dia de aprendizado e aprendam com as lições já passadas.
Que Jesus fique com todos vocês. Amém.
De um espírito protetor."




"A caridade fortalece a alma. Ser caridoso é aceitar o próximo como ele é; aceitar seu nível evolutivo e fazer de tudo para ajudá-lo, para tornar sua vida melhor.
A caridade está nas palavras, nos pequenos gestos cotidianos, nos pensamentos que emitimos ao próximo, assim como nas ações concretas de ajuda e recuperação do próximo.
Ser caridoso é ser gentil, é estender a mão a quem dela precisar, é conseguir se colocar no lugar do outro e sentir com o coração.
Quanto mais caridosos somos, mais nos elevamos perante Deus. A ajuda ao próximo deve ser um propósito de vida e pode se dar desde falando uma palavra de conforto na hora de aflição, como sendo sincero e rígido na hora da disciplina ou falando com atenção e carinho a quem se encontra carente de afeto. É dar a cada um o alimento que precisa, seja material, psicológico ou espiritual.
Que a caridade seja uma constante em vossas vidas. É só colocá-la como uma de vossas metas e elas e realiza automaticamente.
Não há no mundo quem não precise de uma palavra amiga, de um abraço apertado, de um prato de comida feito com carinho, de um ombro que console as dores e de ouvidos que escutem nossas aflições.
Seja caridoso e eleve o sentido de sua existência."