terça-feira, abril 27, 2010

Chico Xavier- o filme




Ontem fui assistir ao filme sobre a vida de Chico Xavier. Já havia lido o livro do Marcelo Souto Maior, que deu base ao filme, e já tinah ficado impressionada como a vida de Chico foi conturbada, mas ao mesmo tempo rica em experiências e desafios.

É um filme que vale a pena ser visto, independentemente da religião que se tenha. Chico foi um homem extremamente bondoso, generoso, devotado a humanidade, assim como tantos outros seres de luz que já encarnaram neste planeta, como Yogananda, Sai Baba, Madre Teresa, Gandhi, Luther King, entre outros. Sem falar, é claro dos nossos divinos mestres, como Jesus, Buda, Mãe Maria, Santo Agostinho.

Sempre penso que exemplos são bons de serem vistos para que tentemos vivê-los um pouco no nosso cotidiano. Ver a vida de Chico, perceber como ele foi um lutador em prol dos necessitados, em prol da divulgação da doutrina espírita, como ele fez da sua vida um exemplo de compaixão e caridade, só pode fazer com que nos inspiremos, com que paremos de reclamar das nossas pequenas agruras e encararmos nossos desafios com a coragem que ele teve de encarar o grande desafio que foi sua vida.

Fica claro no filme que muitas vezes ele também pensou em desistir, principalmente diante da descrença e do cansaço físico. Mas sempre Chico pensava mais adiante, via que sua missão era maior do que suas dores pessoais e continuava caminhando com a cabeça erguida, mas também com muita humildade.

Aliás, humildade é uma das palavras que mais exemplifica e que me inspira em Chico: ele podia ter se envaidecido diante de uma mediunidade extraordinária - como muitos com bem menos fazem- mas não; ele sabia da sua condição de servidor do plano espiritual, sabia que seus desafios tinham um propósito muito maior do que a vaidade mundana.

E acho que este exemplo deve se aplicar para todos nós: humildade sempre, caridade a todo instante, amor pelo próximo e pela planeta, desenvolvimento da nossa essência divina, gratidão pela vida que temos e escolhemos.

Que Chico Xavier sirva de exemplo e que seja sempre lembrado por nós com muito carinho e gratidão.

Salve Chico!