quinta-feira, maio 29, 2008

Signo de Gêmeos


Gêmeos é um signo do elemento ar e, portanto, ligado ao conhecimento, à lógica, os relacionamentos, à comunicação. Gêmeos é representado por um par de crianças ou jovens. A jovialidade é uma das características deste signo, que mantêm o frescor da adolescência como um comportamento que leva para toda a vida.
A grande marca dos geminianos é a curiosidade. A mente sempre está aberta querendo receber informações, interessada em aprender, conhecendo coisas e pessoas novas. Os geminianos sabem que quando deixamos de nos interessar pelo mundo, pela vida, pelas pessoas aí sim estamos envelhecendo a alma. Esta curiosidade está de certa forma vinculada a tão falada dualidade geminiana: eles querem saber sobre o céu e o inferno, sobre o claro e o escuro, sobre o yin e o yang, sobre o masculino e o feminino. Todas as informações lhes interessam.
Geminianos estão sempre ligados à modernidade. O celular, a internet, a televisão tem que estar à disposição. Para eles não há sentido num mundo sem informação e comunicação. Entretanto, por este excesso de interesse em tudo, eles acabam não se aprofundando nos assuntos. O que lhes interessa é ter o conhecimento que não os deixe defasados e que os permita interagir com agilidade numa roda de amigos ou numa reunião de trabalho. O objetivo do geminiano é a cultura geral. A polaridade oposta a Gêmeos, o signo de Sagitário, é que vai buscar o estudo mais aprofundado e a objetivação das informações.
Geminianos são bem inquietos, querem novidade o tempo inteiro e não se prendem muito tempo a nada. Estão sempre fazendo mais de uma coisa ao mesmo tempo. Parece que têm pressa de viver, se saber, de interagir. A mente é ágil, sagaz, versátil e alegre. Para que ficar numa tarefa ou numa conversa desinteressante se há tantas coisas melhores a fazer?
Geminianos estão sempre fazendo algum curso (de preferência de pequena duração), lendo algum livro, revista, jornais, participando de workshops. E os assuntos variam assustadoramente: fazem curso de pintura, de tricô, de computação, de culinária,etc. Se entrosam bem com pessoas jovens.
Gêmeos é regido pelo planeta Mercúrio, que na mitologia era o único deus que se comunicava com todos os deuses e tinha a permissão de entrar no mundo subterrâneo. Assim, geminianos necessitam falar, escrever, ler, sugerir idéias, movimentar-se. São fascinados pelas palavras e têm facilidade com elas. Podem ser grandes comunicadores, falar bem outras línguas, dar aula, debaterem em reuniões. Gostam até de causar polêmica apenas pelo prazer de ter como argumentar e lidar com as palavras. Falam com qualquer pessoa e em qualquer situação. Geminianos são pessoas fáceis de reconhecer: numa roda de amigos, em reuniões sempre chamam a atenção pois falam muito, gesticulam, inventam histórias, brincam e não param de se movimentar. Não têm problemas em se relacionar e, pela curiosidade, vão puxando as informações das pessoas.
Têm muita habilidade mental e ao falarem também se ouvem e estimulam a mente. Só precisam saber que às vezes tem horas em que é melhor ficar calado ou que nem todos estão sempre a disposição de bater um papinho.
São capazes de realizar o que a mente projeta: eles pensam, se programam, elaboram os argumentos e transformam as idéias em realidade. Quanto mais exercitam a mente, mais hábeis se tornam e, na medida em que amadurecem, podem se tornar um referencial de saber.
No amor, os geminianos são bem peculiares. O primeiro impulso é agradar. Sabem ser gentis e sedutores. Falam e escrevem sobre o amor com talento, embora possam não sentir tão profundamente o que falam; mas têm uma cortesia imbatível e não têm muita dificuldade na conquista. Geminianos amam de forma amena, sem ciúmes. Eles preferem um convívio divertido, agradável, e não precisam ficar apegados. Eles gostam de se sentir soltos, poder bater papo com todos. São especialistas no flerte- se divertem com esta arte de sedução.
Não tente aprisionar um gemininano.Ele escapa com a mesma facilidade que Mercúrio. Eles também não lidam bem com emoções fortes, como cenas de ciúme e choros prolongados. Se sentem desconfortáveis. De qualquer forma, casar, morar junto, manter um namoro não é uma tarefa tão difícil para os geminianos como pode se pensar. Eles gostam de companhia; apenas não vêem motivos de continuarem numa relação desagradável. Se o relacionamento estiver agradável, eles ficam; se o relacionamento ficou sonso, empobrecido, aí eles podem não ver motivos para continuar.
É preciso ter bom humor no relacionamento com um geminiano. Eles precisam de alguém alegre, que ria de suas piadas, que tenha leveza.
Geminianos tendem a ser bem nervosos. A mente deles é muito ativada e tem efeito cumulativo. O excesso de informações e coisas a fazer os deixam bem irritados. O diálogo é a melhor maneira de curar um geminiano nervosinho- mas não exatamente na hora em que ele estiver bufando- deixe passar a onda e depois retome o diálogo.
Na via negativa, eles podem ser superficiais, não se prendendo em nenhum assunto, lendo apenas orelhas de livro. Podem parecer saber tudo, mas quando questionados caem na vala comum por falta de profundidade. Podem enganar as pessoas com seu suposto conhecimento e quando se descobre a verdade, acabam passando por mentirosos. A vontade de ser o centro das rodas de conversa, até por uma certa carência, pode levá-los a inventar histórias, a fofocar, a relatar fatos inverídicos.
Sempre dispostos a falar, podem soltar a língua sem pensar no que o outro está sentindo ou podem não admitir apartes, sugestões e repetir várias vezes a mesma coisa. Podem monopolizar a conversa e com isto se tornam desagradáveis. Também podem pular de assunto a todo tempo, sem chegar ao fim das histórias.
Geminianos não gostam de pessoas de mau humor, de exigências burocráticas, de rotina, de inflexibilidade, de ficar calado, de solidão, de devaneios místicos, de guardar segredos, de falar de doenças.
Devemos aprender a levar a vida com a leveza geminiana, com a sua alegria e jovialidade contagiantes e sempre dispostos a saber cada vez mais.


Período: 21 de maio a 20 de junho
Tônica: Conhecimento Elemento: Ar
Polaridade: positiva/masculina/yang
Mito: Castor e Pólux
Anatomia: pulmões,clavícula, mãos, braços, ombros, sistema nervoso.
Atividades: vendedores, jornalistas, escritores, comunicadores, relações públicas, comerciantes, professores, políticos.
Cor: bege/cinza/amarelo Metal: mercúrio Pedra: ágata/berilo
Frase-chave: Eu penso Palavra-chave: Versatilidade
Filmes: Curtindo a Vida Adoidado, O Informante, A Era do Rádio, Short Cuts, seriados de TV.
Geminianos Famosos: Cacilda Becker, Machado de Assis, Marilyn Monroe, Maísa, Chico Buarque, Dercy Gonçalves, Henry Kissinger, Prince, Judy Garland, Fernando Henrique Cardoso, Eduardo Suplicy, Tony Curtis.

sexta-feira, maio 16, 2008

Signo de Touro


Touro é o segundo do Zodíaco. Áries, seu antecessor, inicia as coisas e Touro as materializa. A energia taurina está ligada à materialidade, ao concreto, às sensações físicas, a tudo aquilo que é sólido e permanente. Touro é regido pelo planeta Vênus, símbolo do amor, da beleza, da sensualidade, do prazer.
Falar em Touro é falar nas dimensões que as coisas ganham, é falar do amor e dos prazeres, do conforto, do dinheiro, dos valores materiais e pessoais, da paz, da calma, do saber que tudo tem seu tempo certo para acontecer.
Touro é um signo do elemento terra e os taurinos vivem bem no plano material, entendendo seus desafios e as necessidades imperativas do cotidiano. O símbolo do signo é a imagem do próprio animal, o touro, que nos remete à força de trabalho, à força física, ao instinto de conservação, à persistência e à solidez.
Como são regidos pelo planeta do Amor, para os taurinos é muito importante amar, cultivar este sentimento. Só permanecem numa relação se houver amor. Entretanto, este amor deve ser bem definido. Não é qualquer amor, como um amor e uma cabana ou um amor platônico ou com sofrimento. O amor taurino é concreto: amo quem me ama; amo quem me dá prazer e compartilha os prazeres da vida comigo. Eles podem até, num primeiro instante, topar um amor mais despretensioso, mas logo darão um jeito de torná-lo o mais confortável e aconchegante possível.
Os taurinos curtem as sensações físicas e costumam ter os cinco sentidos muito bem apurados. Assim, é importante vivenciar o amor sensual, o toque, gestos físicos de carinho, os bons cheiros, um belo visual. É importante estar bonito, bem arrumado, em um ambiente aconchegante, romântico e com estilo. Pode até ser algo simples- se bem que taurinos gostam dos prazeres que o dinheiro pode proporcionar- mas ainda que simples nunca é demais um parceiro perfumado ou a degustação de um bom vinho.
Taurinos gostam de se envolver nas relações, são passionais e é fácil perceber quando estão envolvidos, pois suas feições e gestos denunciam. São prestimosos e gostam de cuidar e mimar o outro, atendendo às suas necessidades com capricho.
De qualquer forma, o excesso de envolvimento e a necessidade de conservação gera posse. Eles podem adotar atitudes ciumentas, se apossarem de seus parceiros e, querendo que a intensidade seja recíproca, podem sufocar o outro. E mascaram a posse- até para si mesmos- como zelo, preocupação e cuidado.
Taurinos têm uma excelente memória e costumam não esquecer um gesto de afeto, de atenção ou amizade. Se alguma vez você fez algo bom a um taurino, pode ter certeza que ele nunca esquecerá, pois tem o dom da gratidão. Ele lhe será reconhecido por anos, demonstrando lealdade e fidelidade. Por outro lado, como a memória e os sentimentos são enormes, também guardará um gesto de ingratidão. Esta, por sua vez, fica armazenada como rancor. Quando ele se sentir ofendido, principalmente por alguém a quem considerava muito, adota um comportamento defensivo, mas tende a não exteriorizar a raiva- fica com ela na memória e não consegue perdoar, como se literalmente estivesse ruminado a ofensa. E anote: quando ele evita o olho no olho com você é porque existe algum sentimento de mágoa acontecendo. Na verdade, é um grande desafio para os taurinos: deixar-se livrar das mágoas e liberar o coração, pois eles próprios são os principais prejudicados.
Além de valorizar a beleza e as formas, taurinos também gostam de luxo, como jóias, bons perfumes, belos carros, roupas de bom corte, uma casa bonita. Gostam de tudo que dure e que possam conversar por muitos anos. A qualidade é imprescindível para eles. E costumam ter o bom gosto quase como um instinto.
Eles têm um ritmo próprio, costumam tomar decisões com muita cautela e, principalmente, com segurança. Ter segurança é fundamental a um taurino, sejam em suas decisões pessoais, emocionais ou materiais.
São cautelosos e bons negociantes, pois sabem atribuir o real valor a tudo que os cerca. Lidam bem com finanças. O negócio é comprar bem e saber vender melhor ainda. São trabalhadores incansáveis e quando colocam uma meta são bem persistentes. Esta persistência, se não bem compreendida vira teimosia e esta também é uma característica típica deste signo.
Eles podem demorar a tomar uma atitude, avaliar bem se vale a pena e têm um ritmo que para os outros signos pode ser lento demais, mas quando decidem nada os faz mudar de idéia. Podem até se prender a idéias tacanhas e pouco avançadas, pois nada mais incomodo para um taurino do que aventuras e inconseqüências.
Taurinos criam raízes e gostam desta sensação: a minha família, a minha casa, as minhas idéias, os meus amigos. Onde temos o signo de Touro no nosso mapa astral é justamente onde queremos fincar raízes, ter segurança, tomar atitudes com cautela e calma, onde quereremos preservar.
Pelo sentimento de posse que desenvolvem tendem a serem grandes colecionadores, muito explicada pela sua natureza fiel, conservadora e constante. Um atributo de saber dar valor às coisas é justamente não suportar desperdícios, ter sentido econômico e prático. Eles reutilizam, preservam, reciclam.
Taurinos devem tomar cuidado com a avidez, pois uma ambição desmedida pode fazê-los acumular apenas pelo prazer de ter, sem dar o real valor para aquela acumulação, apenas pela sensação de sentir-se mais seguro e mais rico. A energia taurina quando na via negativa pode só ver cifrões nos olhos e só pensar e falar em dinheiro, em acumular tesouros e ter cada vez mais.
Precisam também aprender que nada nesta vida é permanente, pois um dia tudo finda- lição que terão na sua polaridade oposta, o signo de Escorpião. Quando aprendem a realmente dar o devido valor àquilo que tem valor, aí sim conseguem relaxar e aproveitar os prazeres que a vida pode proporcionar como nenhum outro signo, sem que isto signifique que estarão colocando em risco sua segurança tão almejada.
Possuem muito senso prático e são bem realistas.Com relação aos sentidos bem aguçados, devem tomar cuidado com a gula, pois sentem prazer em comer. Devem tomar cuidados também com a vontade extrema de conforto, que pode levar à preguiça e ao comodismo.
Taurinos são carinhosos, protetores, adoram sua casa, seu canto, mas não gostam de pessoas invasivas. Possuem hábitos bem marcados e não gostam de tomar decisão no impulso. Gostam de preservar as relações, as amizades.
Tem uma postura calma e tranqüila, embora internamente sejam mais agitados e quando saem do sério explodem muito feio, como um touro quando vê um pano vermelho. Aí sim partem para cima sem medir conseqüências.
Não gostam de desamor, de mudanças constantes, de mau gosto, de restrição financeira ou alimentar, de discussões e agressividade, assim como não suportam ingratidão e temem o desconhecido.
Ser taurino é saber dar o real valor as coisas, é amar o belo, é sentir o amor, é saber se dar prazer e viver o mundo em seus cinco sentidos.

Tônica: Posse Elemento: Terra
Polaridade: negativo/feminino/yin/passivo
Mito: Minotauro
Anatomia: garganta, pescoço, orelhas, cordas vocais, língua, boca, amídalas, mandíbula inferior.
Atividades: bancários, área financeira, decorador, florista, paisagista, comerciante, agrônomo, colecionador, antiquário, artista plástico.
Cor: verde e rosa Metal: cobre Pedra: esmeralda/safira
Frase-chave: Eu tenho Palavra-chave: Estabilidade
Filmes: Cleópatra, Festa de Babate, Roda da Fortuna, Proposta Indecente, Como Água Para Chocolate.
Taurinos Famosos: Barbra Streisand, Cher, Richard Wagner, Dorival Caymmi, Fausto Silva, Mário Covas, Delfim Netto, João Paulo II, Karl Marx, Sigmund Freud, Lênin, Katherine Hepburn, Steve Wonder, Salvador Dali, Robespierre, Elizabeth II, Adolf Hitler, Orson Wells, George Lucas, Zubin Metha, Fred Astaire.

sexta-feira, maio 09, 2008

Mapa Astral Infantil em Livro

Numa feliz parceria com a Boutique de Idéias (www.boutiquedeideias.com.br), elaboramos um presente original e personalizado para os pais, avós, tios, amigos: o mapa astral da criança em formato de livrinho infantil.

O mapa astral da criança serve como um guia prático personalizado e ajuda os pais e as pessoas que convivem com a criança a entendê-la e respeitá-la dentro de sua individualidade. Eu faço a análise do mapa da criança através dos dados do momento do seu nascimento e a Boutique de Idéias transforma em livro.

O valor do livro é de R$ 260,00.

Se vocês tiverem interesse entrem em contato comigo pelo e-mail:camilacolaneri@gmail.com

Mando uma amostra completa do trabalho para vocês visualizarem como ele foi feito com amor e carinho.

Bj,
Camila

Palestra TCM-SP


Olá,
Faz tempo que não coloco nenhum artigo no blog. Peço que me desculpem a omissão, mas minha vida anda muito agitada e realmente o mês de abril foi bem intenso. Agora o ritmo está voltando ao normal e recomeçarei a colocar novos artigos e notícias.

Ontem, dia 08/05/08, estive no Tribunal de Contas do Município de São Paulo fazendo uma palestra para as funcionárias de lá em homenagem ao Dia das Mães. O título foi "Mães da Humanidade", onde falei da representação arquetípica da mãe e como podemos utilizar a energia maternal em nosso benefício.
Para mim foi muito prazeiroso e espero que as ouvintes também tenham gostado. Gostaria de aproveitar e agradecer pela recepção generosa de todas e em especial a Rosana Moraes pelo convite e atenção.

Seguem algumas fotos do evento.
Bjs, Camila



EU,VERA CÂNDIDO - Diretora Cultural da ASTCOM/SPCONSELHEIRO EDSON SIMÕES - PRESIDENTE DO TCMSPPEDRO DEL PICCHIA - CHEFE DA ASSESSORIA DE IMPRENSA DO TCMSP eDR.RENATO TUMA - SECRETÁRIO GERAL DO TCMSP