quinta-feira, março 27, 2008

Signo de Áries


O ano astrológico inicia-se com o signo de Áries. Na mesma data também acontece a entrada do Equinócio de outono no hemisfério sul e de primavera no hemisfério norte.

Áries é simbolizado pelo carneiro e esta associação foi feita pelos egípcios. O carneiro tinha uma função espiritual e religiosa, pois era consagrado a Amon-Rá, que era associado ao Sol, sendo que o Sol está em exaltação no signo de Áries.

Podemos lembrar que um dos eventos mais festejados pelo cristianismo é a Páscoa, ou seja, a ressurreição da alma após a morte. Ela é sempre celebrada no primeiro domingo após a lua cheia da primavera/outono.

A roda zodiacal tem inicio com Áries, que representa a vida nova, nascimento e início. É a semente abrindo o seu caminho no solo de qualquer jeito para conseguir despontar e ter lugar ao Sol.

A energia ariana está ligada ao impulso direto, à necessidade de combater, usando a força, se for preciso, a audácia e o entusiasmo para ir em frente. Esta energia também está ligada à intuição e à criatividade, sempre procurando uma nova possibilidade, começando algo novo.

A base ariana aparece em todos nós na necessidade de impor a nossa personalidade. Áries é o EU SOU. É o indivíduo em busca da sua auto-afirmação. O seu oposto é Libra, que representa o NÓS.

Áries é o grande iniciador e para que se inicie algo é necessário ter coragem. Esta é uma das missões deste signo: encorajar as pessoas a vencerem suas inércias, a fazerem alguma coisa por si, a realizarem algo, a participarem.

Os arianos vivem em ação e, portanto, sabem como ninguém usufruir o presente. Talvez pequem pela falta de planejamento e pés no chão. Mas nada como viver um dia após o outro.

A coragem ariana pode vir associada a outras características do signo, como a ousadia, a criatividade, a esperança, o otimismo, a alegria, a auto-estima.

Eivados desta coragem, é muito difícil encontrar um ariano que não defenda algo. Eles não ficam indiferentes as injustiças ou opressões, podendo tomar partido e assumir a briga que nem é deles. Aí também vem o lado guerreiro dos arianos, filhos de Marte. É importante entrar na guerra. E muitas vezes eles nem pensam que entrar na guerra pode vir a trazer consequências no futuro. O importante é combater as injustiças. Arianos tem alma de herói/heroína.

Com o poder de iniciar as coisas, os arianos incentivam quem está ao lado deles. Costumam ter muita força física, dinamismo e uma energia inesgotável. Tomam decisões sem perder tempo. Eles, na verdade, não têm tempo e nem paciência para indecisões. Têm idéias sucessivas e sempre encontram soluções para os problemas.
Por serem decididos, arianos acabam passando por autoritários ou mandões. Na verdade, podem até ser assim, mas eles sabem dar ordens como ninguém. E sempre acham quem as executem.

Pelo excesso de energia que possuem arianos precisam de trabalhos dinâmicos, audaciosos, rápidos e sem rotina. São ótimos empreendedores e líderes. Tomam grandes iniciativas, têm idéias e soluções sucessivas, falam direta e francamente, têm uma natureza descomplicada, ação rápida e se relacionam bem. Também precisam trabalhar com criatividade e entusiasmo. Se não estiverem ocupando cargos que tenham estas características, eles ficam muito rabugentos e ranzinzas, pois toda a energia dinâmica que possuem volta-se para eles próprios.

Arianos entendem a vida como um campo de batalha em que não podem se deixar vencer.

Geralmente são pessoas de convivência fácil, são francos, sinceros, não fazem rodeios. São autênticos. Eles não perdem tempo com mágoas e também não projetam a culpa nos outros. Sempre estão abertos a um bom papo, participam ativamente das coisas e quando não estão muito dispostos preferem se retirar. Eles não fazem tipo.

São dotados de sinceridade e franqueza, o que chega a incomodar muitas pessoas. Ou gostam ou não gostam. Podem até adotar uma postura de defensor da verdade, embora nem sempre estejam 100% certos.

No amor, os arianos são os protagonistas da paixão a primeira vista. Olham, gostam ou não gostam. Gostam de pessoas que são generosas, que sabem amar, que sabem doar afeto e só permanecem no relacionamento quando há reciprocidade. Arianos buscam ter o prazer total, por isto não se adequam a parceiros mais calmos ou acomodados. Também não se dão bem com pessoas indecisas ou que usam meias-palavras. Preferem relacionamentos intensos e vibrantes. Também assumem melhor a postura de caçadores do que de caça. Quando gostam, vão atrás, se empenham na conquista. Mas nada muito difícil a ponto de cansarem e terem que partir para uma nova tentativa. Podem viver um casamento longo e fiel, desde que a liberdade seja respeitada, pois não suportam cenas de ciúmes e reivindicações.

Por outro lado, na via negativa, os arianos acabam sendo muito impacientes. Como sabem o que querem, não esperam o momento mais oportuno, não planejam e nem se informam da conveniência. Sua vontade fica soberana a dos demais, e assim, eles podem não ouvir o que os outros tem a dizer, inclusive desprezando a existência alheia por pura impaciência.

Sua impaciência é fruto da dificuldade que o ariano tem com o tempo. Sua ansiedade em não querer relembrar o passado, passar voando pelo presente e em afobadamente planejar o futuro, faz com que ele viva num ritmo além das outras pessoas. E assim, atropela as pessoas, as tarefas, os relacionamentos.

Arianos não admitem que se cansam. A estafa geralmente dá sinais, mas eles não percebem porque não podem parar. E aí, quando realmente a energia acaba, e isto pode ser de uma hora para outra, eles ficam mal humorados, irritados, rudes, impacientes a agressivos. Tudo isto porque não pararam um minuto para respirar ou para reavaliar sua condição física. Eles não dão importância para os próprios limites e não sabem lidar com ele. Podem ir do excesso de exercício à inatividade absoluta.

Tendem a ser desastrados, sempre se batendo, vivendo com hematomas ou até provocando acidentes porque não sabem distribuir seu excesso de energia.

A força de Marte traz aos arianos a agressividade. Eles não esperam para reagir e podem dar uma resposta desproporcional ao fato ocorrido. Eles lidam mal com confrontos. Nos momentos de raiva têm atitudes intempestivas, provocando brigas, discussões e muitas vezes, usando de violência. Para controlarem a agressividade, os arianos devem tentar o equilíbrio com atividades mais zen, como yoga, estudos espiritualizados,convivência com pessoas mais seguras e estáveis.

Arianos também são dotados de competitividade, se destacam nos esportes e sabem se impor como ninguém. Não suportam afazeres pequenos, sabendo ordenar, se impor e determinar suas vontades.

Arianos não suportam mentiras, lentidão, falta de iniciativa, injustiças, indecisões, horários rígidos, avareza , lamentações, chantagens emocionais e esperas.

Trabalhar bem a energia de Áries é trabalhar a consciência do próprio EU, da individualidade; é compreender quem nós realmente somos como seres individuais. Só assim poderemos partir para o coletivo. Que possamos usar a energia da coragem, do dinamismo, da vitalidade, da alegria e da iniciativa arianas e iniciar nosso ano novo com muita força e luz!

Tônica: Iniciativa Elemento: Fogo
Polaridade: positivo/masculino/yang/ativo
Mito: O Velocino de Ouro/ Jasão e os Argonautas
Anatomia: cabeça, crânio, testa, rosto, cérebro, mandíbula superior, olhos, visão.
Atividades: líderes, esportistas, militares de combate, cirurgiões, dentistas, publicitários da área de criação.
Cor: vermelho Metal: ferro Pedra: ametista e rubi
Frase-chave: EU SOU Palavra-chave: Atividade
Filmes: Gladiador, Spartacus, Coração Valente, Rambo.
Arianos Famosos: Airton Senna, Getúlio Vargas, Antônio Fagundes, Leila Diniz, Claude Monet, Vincent Van Gogh, Leonardo da Vinci, Charles Chaplin, Monteiro Lobato, Joseph Campbell, Xuxa.